Satisfação do Cliente ? Sempre, mesmo que não seja cliente!

O empreendedor esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

 

Como já vimos no  post anterior, quando o empresário coloca-se no lugar dos colaboradores para terminar uma tarefa, demonstrando assim um comprometimento com o seu negócio, com sua marca e com tudo aquilo que ele acredita.

A fim de trilhar o seu caminho para o sucesso.

Aqui nós encontramos o comprometimento, justamente com seus clientes…

Um Bom atendimento, e uma visão a longo prazo. Muitas vezes não tão longo! Hoje por exemplo para os trabalhos com internet o entendimento desses prazos é diferente…

De forma geral os projetos saíam, ou eram antigamente; curto prazo 1 ano; Médio prazo, 5 anos; e longo prazo, quase que podia se considerar 10 anos.

 

Hoje praticamente considerando os com os negócios eletrônicos, esta não é uma Regra geral, e dependendo do tipo de negócio logicamente; mas o curto prazo é um mês, o Médio prazo 6 meses, e o longo prazo um ano ou dois.

E como na internet existe, aquela falta de contato Olho no Olho. O empreendedor necessita criar autoridade, ter  e expressar conhecimento… Ter uma prova social, ou seja já ser aceito por um grupo. E só consegue isso logicamente sendo uma autoridade no assunto.

Tendo muito diálogo com seus clientes e propensos clientes, trabalhar em uma comunidade na internet, grupos, etc etc…

Mas essa regra não muda!

Necessário é, sempre manter os clientes satisfeitos, ter simpatia no trato e clareza.

Hoje vivemos na era na informação. Então aquele perfil de vendedor antigo, que todos desconfiavam que sempre queria empurrar alguma coisa,  o povo ficava com o pé atrás…

Quem trabalhou com vendas, já desde muito tempo sabe o que eu estou falando.

Antigamente a palavra “vendedor” era uma palavra pejorativa, quase que significando uma pessoa que vai querer te enganar, para te empurrar alguma coisa. Ou uma profissão de quem não conseguiu uma melhor colocação no mercado. Isto mudou RADICALMENTE.

Mas para que o negócio tenha sucesso…

“E basicamente todo o negócio vai ter esta característica! Seja produto, seja serviço, precisa de uma coisa para se sustentar… VENDAS!!!”

 

Por exemplo um advogado, existem sérias restrições por conta do conselho de classe em que esta categoria  encontra-se, por exemplo, não pode fazer propaganda direta dos Seus Serviços!!!

 Não entraremos nos detalhes aqui, mas este segmento tem esses fatores complicadores! E como esse profissional consegue angariar clientes para levantar o seu negócio, e criar uma boa ” carteira de clientes”???

Com bom atendimento!! Escutando as lamúrias, os problemas e as situações em que seus propensos clientes tem a relatar… Assistir o cliente, entender a situação, esclarecer pontos, 

Certamente se tornará um cliente ativo se entender que teve um bom atendimento e algumas dúvidas esclarecidas.

Esse é um exemplo, bem raso de um tipo de negócio… Que funciona dessa forma.

Mas isto ocorre produtos também!

Então é necessário é manter a satisfação do cliente em potencial, a fim de tornar um cliente ativo. E para isso o empreendedor, ou o vendedor, que hoje em dia já é mais um consultor de negócios e um divulgador, deve observar esse detalhe de manter a satisfação dos clientes a curto prazo para poder ter um lucro a longo prazo.

Assim aumentando sua carteira de clientes, via e-mails, ou via grupos em redes sociais… Ou mesmo aquele empreendedor que tem o negócio local, de bairro… Muitas vezes com uma amplitude um pouco restrita, pela característica do seu negócio…

E nos outros exemplos que se tem, os e-mails, e grupos e até sites e blogs!!!! Praticamente todas as empresas, que trabalham local, eu tenho uma amplitude maior que um negócio de bairro… Praticamente hoje em dia tem por obrigação fazer…. Saia do lugar comum!

MANTENHA O CLIENTE INFORMADO! VIRE UM PONTO REFERENCIAL PARA ELE!!!! VOCÊ SÓ TEM A LUCRAR COM ISTO!!

Então pensar no futuro, e agir no agora. No entanto com muita cautela. Ação imediata para lucro futuro!

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