Onde dói no cachorro??

Você que tem cachorro, e observou que ultimamente ele tem um comportamento diferente do que o habitual… Talvez esteja sentindo alguma dor, ou esteja doente!!!

Esse é um grande problema, pois cachorro não fala, em muitas vezes não reclama, fica só encolhido, dependendo da enfermidade. Se você for perspicaz na observação do seu animalzinho, perceberá que ele está com comportamento diferente do habitual!

Isso pode ser uma doença!

Fazendo paralelo com seu cliente, guardada as devidas proporções… É a mesma coisa!!!
Pois em muitas e muitas vezes o cliente não fala as suas dores.
Ele simplesmente, desiste e vai para a concorrencia.

E quando você está montando seu negócio então! Esse é um fator complicadíssimo em que muitos passam batido, correndo como se fosse em uma competição…

Que muitas vezes passam, por aquela pessoa que está lhe oferecendo água… Estou fazendo um comparativo com as maratonas, corridas de rua, hoje tão comuns, em várias cidades brasileiras…. Ou seja você não bebeu água, e é muito provável que vai estar desidratado.. E terá dificuldades de chegar à reta final!! Não adianta correr que nem um cavalo louco…

E a característica analisada do empreendedorismo aqui é:

 

Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes!

A provocação nesta característica é fazer o empreendedor sair à Campo!!! Para entender de fato, e na prática, quais são as necessidades dos clientes à serem supridas!!

Portanto necessário é… Passar aquele óleo de peroba, e perguntar ao cliente o que ele está sentindo… Como exposto anteriormente vamos observar esses dois cenários:

O primeiro, do Veterinário, que com sua experiência em análise certamente descobrirá aonde aquele animalzinho está sentindo dor. É uma investigação que poderíamos chamar de empírica, e terá sucesso. A medida do conhecimento do profissional.
A outra é o ser humano, neste segundo cenário, a pessoa vai ao médico, sente dor e o médico pergunta:
_ O que o Sr. (ou Sra.) está sentindo?
_ Dr. estou com dor, aqui do lado direito do meu abdômen!!!

Viu a diferença? De um lado o cliente não falou nada, e o profissional com sua experiência conseguiu enxergar a dor. E no segundo caso, o profissional já foi direto ao assunto, claro que posteriormente terá que fazer uma análise mais apurada da situação.
No entanto não começou a analisar outras partes do corpo e foi direto ao abdômen.
E se o cliente mostrou o local ainda, o profissional vai mais diretamente e em algumas vezes, pela sua experiência já vai saber do que se trata.

Claro que essas histórias que eu sempre conto aqui são para ilustrar casos!!!

Mas Perceba como é, e esse é um grande problema do ser humano, achar que sabe das coisas.

Fazer sem investigar e sem perguntar. Com sua experiência pode ser que dê certo, mas também é um grande percentual de poder dar errado…

Então na grande maioria dos casos, uma das melhores opções, é manter um canal adequado de comunicação com o seu consumidor! Como já dito anteriormente, com seu avatar…

Seu perfil de cliente/serviço ou do seu produto…

E na característica foi tocado em um assunto interessante também, na segunda parte, Observe que:

O mesmo tratamento que é dado ao cliente ou consumidor final, é feito com seus fornecedores e concorrentes.
Se você já leu os posts anteriores, vai observar que eu sempre comento a relação da visão holística do negócio.

Então você tem que observar tanto a parte final do seu processo, que é o seu consumidor, quanto o gerador do seu produto.

E também estar extremamente antenado com que a concorrência faz!

Se você observar os grandes players, de qualquer tipo de segmento de negócio. Eles sempre estão antenados no que a concorrência está fazendo.

Pois um caso prático, de repente você consegue, no caso de produtos, uma vantagem com seu fornecedor. E repassa essa vantagem para o seu cliente final…
Isso tem que ser muito bem trabalhado, mas se for feito da forma adequada é uma mina de ouro para o empreendedor.

Se puder observar inclusive que este seu cliente beneficiado pela negociação feita com seu fornecedor, sairá de forma satisfeita do seu comércio, ele ainda fará propaganda dessa determinada a promoção ( Mais um canal importantíssimo de comunicação !!!).

Isso acontece e é mais comum do que você possa imaginar.
Inclusive com os trabalhos em internet, no caso de um e-commerce. Se você fizer uma promoção relâmpago, irá observar, dependendo do seu mecanismo de controle de vendas… Que muitas pessoas acabam comunicando esta oferta especial à outras.

Como isso acontece?

Posso dizer que ” Os avatares se conhecem”!!! Sim isso é uma verdade, e quanto mais específico for o nicho de mercado, isto cada vez é mais forte!!! É só você observar…

E o que fazer com essa informação???

Aí a segunda parte do plano! Com informação de concorrentes, fornecedores e clientes!! Você pode chegar mais facilmente ao cerne da questão. Que é!

Prestar o seu serviço com excelência, para ser muito bem pago pelo seu cliente por isso!!!

Isso é o que chamamos trabalhar de forma eficiente ( detalhes) e eficaz ( todo) com a informação!!!

Pense no assunto!!!

Baixe o e-book - "As Regras de Ouro para seu negócio na Internet"
Torne-se um Ninja na Internet! Junte-se a Comunidade Ninjas MKT!
Nós odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.

Deixe um comentário