Dia a Dia Matando um Leão!

 

As características do Empreendedor…

Até agora analisamos alguns conjuntos;

  • de busca de oportunidades iniciativa;
  • correr riscos calculados;
  • exigência de qualidade e eficiência;
  • persistência;

Agora vamos entrar no âmbito do comprometimento;

analisando a seguinte situação

O empreendedor assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas…..

Aqui começamos observando uma coisa interessante, que até então pouco explorada nesta, digamos coleção de artigos sobre empreendedorismo que estou desenvolvendo.

Essa frase me chamou atenção pois remete a um empreendedor ” funcionário” sim!

Empreendedores, não são somente aqueles que voam sozinhos, estão fazendo seu negócio…

Dentro das empresas, existem muitos e muitos colaboradores que possuem este perfil…

Talvez não tenham tido a audácia, ou oportunidade ou realmente não desenvolveram uma ou outra característica dessas que estamos detalhando. Mas eles existem…

Vamos direto ao problema;

Ex- O empreendedor tem, uma fábrica digamos de cosméticos, no interior do Estado de São Paulo por exemplo…. Com algumas dezenas de funcionários… E contratos…

Com transportadoras e principalmente Correios!

Este cenário a ser analisado… Como todos sabem, os Correios aqui no Brasil, tem passado por alguns momentos difíceis. E já não podem ser considerados como uma das empresas mais eficientes… 

Com a chegada do Dia das Mães, essa empresa fez uma grande promoção de um produto especial e direcionado às mães…

Sabemos que o dia das mães é o segundo Natal do Brasil, para o comércio. Então imagine a logística dessas empresas como fica nesse período…

Não digo a logística das empresas produtoras… Mas de entrega!!!

Então, próximo ao período, uma ou duas semanas de antecedência vamos dizer; só estamos analisando o exemplo mesmo!!! O empreendedor dono da empresa, é pego de surpresa com uma inusitada a greve dos Correios!!! Imagina que delícia!!! Sendo que 90% das suas entregas eram feitas pelos Correios…

Vamos analisar novamente a frase; o empreendedor assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas

Nesse exemplo quis mostrar essa provocação clássica… Em um momento de crise, esse perfil é observado.

Por quê?

Aqui vamos chegar em um paradoxo. Pois sabemos que para composição de preços de produtos, uma série de fatores são levados em consideração. Várias contas são feitas até que se chegue em um denominador. Certamente a questão de entrega, logística, compõem esse preço. E o empresário que não é bobo, logicamente vai fazer a opção pelo que mais lhe seja vantajoso.

Temos aqui uma situação difícil …  No exemplo, o empreendedor vai ter que fazer uma opção… Isso sem muito tempo para, fazer uma análise mais apurada.

Vai ser aquela decisão que chamamos de toque de caixa. Vai ter que optar, por atender os clientes com uma margem de lucro reduzida, ou simplesmente não fazer as entregas…

É óbvio que vai tentar entregar, então de última hora vai ter que achar uma transportadora ou várias dependendo da situação entrega de cada cliente… E, a fim de não perder os seus clientes, diminuir suas margens de lucro!!!

Esse é o paradoxo, Pois vamos pensar que as margens estão apertadas, por conta da concorrência…. Então o empreendedor tem que fazer uma escolha de entregar os seus produtos… Levando prejuízo, ou tendo sua margem de lucro reduzidíssima… O cenário é tenebroso, e infelizmente não incomun…

Então nosso empreendedor tem que sair à caça da transportadora, para fazer as suas entregas!!!

Com o intuito de cumprir com os compromissos com seus clientes. Pois ele sabe que para resgatar um cliente, que já foi trabalhado o esforço é cinco vezes maior do que para criar clientes novos…

Então esse é um bem fundamental, o cliente,construído ao longo do tempo, e sem dúvida com muito esforço que deve ser cuidado como ouro!!!


E logicamente terá que mudar toda a logística interna de sua empresa também, criando vários transtornos de última hora, para os quais a empresa não estava preparada!!!!

E assim ele acaba assumindo um compromisso pessoal.. De cumprir o que lhe foi determinado pelo mercado,  tudo para atender os seus clientes…

Essa é uma condição, e uma característica, dos empreendedores de sucesso… Pois eles tendem, a sacrificar a curto prazo, com a intenção de ter uma lucratividade a longo prazo…

Tem que se olhar à frente, na Linha do Horizonte!!!

Eu utilizo um termo pessoalmente, que é: Atire nas Estrelas, que pelo menos você acerta a lua!!! Creio que cabe bem aqui nesta postagem.

Pense nisso! E caso você tenha essa característica, e queira montar um negócio de sucesso!!! Como uma segunda renda ou sua renda principal… Clique nesse botão aqui embaixo! 

Deixe um comentário