Você quer comer hambúrguer ou cachorro-quente??

 

Neste post,  continuaremos analisar algumas características de sucesso dos maiores empreendedores do mundo!

 

Como vimos nos posts anteriores,   existem 30 características de sucesso mapeadas   que devem ser desenvolvidas  para que um empreendimento tenha sucesso.

 

 Então vamos analisar um problema crônico  muitas vezes observado somente por quem está de fora do negócio.

“A visão estreita”

 A característica que vamos analisar a seguinte:

“O empreendedor,  Age para expandir o negócio para novas áreas produtos e serviços?”

 

 O quê pode-se observar na prática.  Muitas vezes o empreendedor está envolvido em tantas operações de seu negócio,  principalmente se for pequeno,  que não consegue enxergar o total potencial aonde seu negócio pode chegar.

E como eu perguntei na headline para você,   você prefere um hambúrguer ou um cachorro quente?  Vamos deixar de lado a questão da legislação de cada município,  e vamos usar isso a título de exemplo. 

Sim porque existem variações na legislação do que pode e não pode fazer em cada local.  Como não existe a possibilidade de enquadrarmos isso em cada legislação e cada município de nosso país Vamos tomar como exemplo de forma geral.

 

 Então o empreendedor decidi por si só que gostaria  de abrir um carrinho de cachorro-quente.  Os motivos O porquê disso Veremos em outras circunstancias.

 Então cidadão,  faz uma pequena análise do que realmente necessita para montar o seu negócio de cachorro-quente.

  Compra os equipamentos necessários,  analisa o local aonde vai ser instalado o seu empreendimento,  vai atrás da prefeitura e órgãos governamentais para tirar as licenças necessárias  e enfim,  consegue montar o seu negócio.

 Então vamos fazer um pequeno mapa,  do negócio.  

Nesse empreendimento,  basicamente de vende duas coisas: 

cachorro quente  R$ 6,00 e refrigerante  a R$4,00.  Temos aí um tíquete médio de R$ 10,00.

Vamos dizer que ele trabalha cinco dias por semana,  vendendo uma média de 20 cachorros quentes,  ou melhor deste conjunto,  de cachorro quente mais refrigerante por dia.

R$ 10,00 Conjuntos Cachorro quente + refrigerante x 20 por dia x 5 dias por semana.  Chegamos ao faturamento semanal de R$1.000,00.  Ao final do mês o faturamento bruto de R$4.000,00.  Vendendo somente cachorro quente e refrigerante.

 Algumas pessoas podem achar.  Nossa!  Até que um faturamento razoável,  mas,  a pessoa que não está estagnada,  e que tem uma visão muito mais Ampla das coisas,  vai pensar o seguinte.

 

 Eu atendi em meu estabelecimento,  uma média de 20 pessoas por dia!!!  Considerando logicamente que cada uma compra um cachorro quente +  refrigerante.    São 100  pessoas por semana  e 400  no mês.   Se eu conseguir,  agregar mais alguma coisa, posso multiplicar o meu faturamento.

 

 Então agora,  vou começar a trabalhar com cachorro-quente Gourmet.  E vendê-lo ao invés de R$ 6,00,  venderei a R$ 10,00.

 Aumentando,  o meu tíquete médio…   Legal,  faturava R$ 4.000,00, agora faturo muito mais, pois várias pessoas gostaram deste incremento no cardápio.   As coisas já estão melhorando.

 Mas daí o empreendedor pára…  e pensa depois de algum tempo.  Aqui na minha cidade existem  centenas de carrinhos de cachorro-quente,  e à  alguns meses atrás,  o meu faturamento parece que já está estabilizado.  Parece que preciso fazer alguma coisa para renovar.

 Percebe aqui o espírito de inquietação do Empreendedor. 

O que ele fez até agora? 

Criou-se o negócio,   fez a lição de casa,  o que a gente chama de feijão com arroz,  e de uma pequena implementada que já melhorou o que ele possui, então nesse exemplo ele já tem esse espírito.

Mas o empreendedor realmente,  tem aquela pulguinha atrás da orelha…  Que é muito boa,  pois o mundo é o que é hoje,  falando em questão de desenvolvimento,  Por conta desses incansáveis empreendedores que não param nunca. 

Voltando ao exemplo!

Então nosso empreendedor,  para um pouco e pensa,  aqui na minha cidade  tem muito cachorro quente,  mas quase nenhum carrinho de hambúrguer.  Que coisa interessante.

Vamos piorar agora coisa,  ele vai atrás das informações e chega à conclusão que,  por questões legislativas,  não se pode vender cachorro-quente junto com hambúrguer no mesmo carrinho.

 Aqui é outro exemplo que eu gostaria de pontuar,  muitos parariam aqui,  mas,  não nosso empreendedor.

 Ele pensa consigo mesmo,  não posso vender hambúrgueres no mesmo  carrinho aonde Vendo Meus cachorros quentes!  Então vou fazer o seguinte,  vou abrir um carrinho do lado somente para vender hambúrgueres Gourmet,  porque já tive essa experiência com o cachorro quente e foi muito positivo na melhora do faturamento,  e cerveja!  Vamos fazer uma conta para ver o que dá.

Quero vender meu hamburguer Gourmet a R$ 15,00 e a cerveja em lata a R$ 5,00…. 

 Alcançando um tíquete médio de R$ 20,00…  

Então o nosso empreendedor da história,  toma todas as providências e assim coloca ao lado do seu carrinho de cachorro-quente,  o seu carrinho de hambúrguer Gourmet!!!

 E o negócio vira um grande sucesso,  pois no início as pessoas vinham atrás do cachorro quente,  e observavam que ao lado existia um carrinho de hambúrguer,  feitos na hora, o layout muito legal   no carrinho,  muita higiene e cuidado,  tanto quanto nosso empreendedor tinha em seu negócio de cachorro-quente.  E aos poucos,  assim o negócio foi expandido,  expandindo,  expandindo.  Chegando ao momento que suplantou o negócio do carrinho de cachorro-quente.

Pois no meio do percurso,  começou a trabalhar com delivery.  E agora ele não atende somente a vizinhança mas toda a sua cidade. 

Seu negócio saiu de um carrinho na rua,  e agora já era uma lanchonete imensa,  com vários entregadores,  com seu site na internet e até seu próprio aplicativo de entregas….

Assim é a fórmula do Sucesso  deste empreendedor!!!!

Alguns podem pensar que é conto de fada.  Mas o que observamos aqui.

Cuidado,  Capricho com as coisas,  fazer a lição de casa,  esperar estabilizar as coisas, paciência,   observação de mercado,  observar as oportunidades,  criar novos produtos e serviços.

E por que você deve fazer isso?

 Se você tem esse ímpeto,  de deixar de ser o passageiro e tornar-se o motorista de sua vida,  essa é a rota que deve seguir.

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