Cumprindo Promessas.

Perfil do Empreendedor;
Desenvolver e utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado em tempo e que atenda padrões de qualidade previamente combinados.

Sabe o que é isso?

Capricho! Organização! Atenção!

Como vimos nos posts anteriores, o perfil do Empreendedor, ou  empreendedor propriamente dito,  precisa possuir uma série de características para que seu negócio, seu empreendimento de certo.

Então como dito, na questão da qualidade e exigência para um bom negócio. É necessário observar periodicamente os procedimentos aos quais o seu negócio está envolvido.

Pois se não houver atenção a esses detalhes, seu negócio começa a escorrer pelos dedos. E quando você perceber, pode ser tarde demais….

Por que acontece esse tipo de coisa?

Eu chamo isso de” amortecimento pelo meio”!

Traduzindo, a pessoa fica tão envolvida em determinadas operações do seu negócio que perde o foco em alguns detalhes importantes, principalmente se trabalha em uma empresa pequena, se é um micro empresário ou trabalha individualmente.

Isso acontece pelo fato dessa pessoa ter que fazer várias operações, tarefas.

O que nós vemos de forma diferente em grandes empresas, Pois cada um tem seus trabalhos bem delimitados. Ou seja sabe o que fazer, e desempenha poucas tarefas.

No caso de empresas menores, já vemos outras situações, os empresários têm que ser uma espécie de” Bombril” ou seja ter mil e uma utilidades!!!


E nessa Roda Viva, algumas coisas podem se perder, por conta da importância dada a algumas operações.

Reitero o que digo dizendo, o necessário é fazer o feijão com arroz dos negócios. Tendo feito isso bem feito, você pode pular para patamares maiores….

Incrementar melhor as coisas…

Como já dizia o filósofo.

As coisas divinas são simples – Pitágoras.

Pois bem, necessário é trabalhar com metas com métricas e com avaliações.

Dentro de cada processo da sua empresa, e periodicamente analisar cada processo e avaliar o percentual de sucesso em cada um. A fim de que não se cria um gargalo que possa prejudicar o todo do processo…

Um exemplo moderno são as lojas de e-commerce! Se você coloca na sua loja virtual por exemplo, comprometendo-se a fazer entregas em 7 dias após a compra do seu consumidor, de forma nenhuma você poderá fazer uma entrega em 15!!

Parece lógico, mas é mais comum do que você pode imaginar…. Algumas vezes nem por conta do dono da loja… Mas, pelo meio de transporte que ele escolheu.

E quem acaba pagando o pato nessa história é o empresário, muitas e muitas vezes porque o que vem na cabeça do consumidor, foi que ele comprou em determinada loja. E recebeu o seu pedido com atraso. Então tem que se atentar aos detalhes.

Além de tudo, perceba que este processo envolve uma espécie de Juramento.

Em que você promete alguma coisa e caso não cumpra de forma deliberada ou por conta de terceiros como no exemplo anterior esse juramento é quebrado.

Assim você perde a confiança do seu público e fica muito mais difícil ter um desenvolvimento satisfatório.

O que é traduzido em faturamento para sua empresa…

Então atenção aos detalhes, cumpra suas promessas, desenvolva um nível de exigência e excelência condizente com a sua condição real. Procure alternativas para servir melhor as necessidades de seu consumidor. Ou seja, sempre cumpra sua palavra!

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